Cinejornalismo, padrões de recepção e aspectos formais do estrangeiro no filme The Passenger
Compartir este ítem
Fecha
2007-06-30Autor
Lobo, Júlio César
Citación
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemDocumentos PDF
Resumen
Esse ensaio busca revelar e discutir procedimentos narrativos utilizados no filme The Passenger (Itália/França, 1975), dirigido por Michelangelo Antonioni, procedimentos esses que produzem a desarticulação de gêneros ou subgêneros(thriller, road-movie e reportagem investigativa), e que produzem uma crítica a uma certa objetividade jornalística . Esse filme, em sua primeira parte , aproxima-se tematicamente de outras obras contemporâneas, que têm o correspondente estrangeiro como protagonista, cobrindo principalmente gue-rras e guerrilhas no Terceiro Mundo, mas, em sua segunda parte , ele se articula na direção de um cinema reflexivo. Nossa abordagem se estrutura numa ponte intertextual entre a proposta de uma sociologia do estrangeiro , como se apresenta em G. Simmel, e as contribuições dos Estudos Culturais para a análise do audiovisual contemporâneo.