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Estudo da resistência à tração em ancoragens estruturais pós-instaladas com adesivo epóxi;
Estudio de la resistencia a tracción en anclajes estructurales posinstalados con adhesivo epóxico

dc.creatorPáez Moreno, Diego Fernandospa
dc.creatorHamón Caicedo, Jenifferspa
dc.date.accessioned2019-11-07T15:03:03Z
dc.date.available2019-11-07T15:03:03Z
dc.date.created2018-03-04
dc.identifier.issn1692-3324
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11407/5517
dc.descriptionResearch carried out on post-installed structural anchors has shown a link between the embedded length and the diameter of the bore with maximum tensile strength. This paper, is the outcome of research funded by the research department of the Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, analyzes this link from the variation of resistance and failure type in structural anchor prototypes with variations in embedded length and drilling diameter, in particular compressive strength 28 MPa, epoxy adhesive, reinforcing bar, 15 graphite units of 0.007 m diameter, and 15 corrugated steel units of 0.0095 m diameter, for a total of 30 systems requested for direct traction in the universal machine. The results showed that tensile strength and failure type are a function of the embedded length and corrugated structure of the anchored reinforcing bar.eng
dc.descriptionPesquisas realizadas em ancoragens estruturais pós-instaladas evidenciaram um vínculo entre o comprimento de incorporação e o diâmetro de perfuração com a resistência máxima à tração. O presente artigo, resultado de uma pesquisa financiada pela direção de pesquisas da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, analisa esse vínculo a partir da variação da resistência e do tipo de falha em protótipos de ancoragem estrutural com variações no comprimento de incorporação e diâmetro de perfuração em concreto de resistência à compressão 28 MPa, adesivo epóxi, barra de reforço, 15 unidades de arame trefilado de 0,007 m de diâmetro e 15 unidades de aço corrugado de 0,0095 m de diâmetro, para um total de 30 sistemas solicitados à tração direta na máquina universal. Os resultados mostraram que a resistência à tração e ao tipo de falha ocorrem em função do comprimento de incorporação e da estrutura corrugada da barra de reforço ancorada.por
dc.descriptionInvestigaciones realizadas en anclajes estructurales posinstalados, han evidenciado un vínculo entre la longitud de embebido y el diámetro de perforación con la resistencia máxima a tracción. El presente artículo, resultado de una investigación financiada por la dirección de investigaciones de la Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, analiza este vínculo a partir de la variación de la resistencia y el tipo de falla en prototipos de anclaje estructural con variaciones en la longitud de embebido y diámetro de perforación, en concreto de resistencia a la compresión 28 MPa, adhesivo epóxico, barra de refuerzo, 15 unidades de grafil de diámetro 0,007 m, y 15 unidades de acero corrugado de diámetro 0,0095 m, para un total de 30 sistemas solicitados a tracción directa en la máquina universal. Los resultados mostraron que la resistencia a tracción y el tipo de falla están en función de la longitud de embebido y la estructura corrugada de la barra de refuerzo anclada.spa
dc.formatPDFspa
dc.format.extentp. 57-70spa
dc.format.mediumElectrónicospa
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isospa
dc.publisherUniversidad de Medellínspa
dc.relationhttps://revistas.udem.edu.co/index.php/ingenierias/article/view/1789spa
dc.relation.ispartofseriesRevista Ingenierías Universidad de Medellín; Vol. 17 Núm. 33 (2018)spa
dc.relation.haspartRevista Ingenierías Vol. 17 Núm. 33 julio-diciembre 2018spa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0*
dc.sourceRevista Ingenierías Universidad de Medellín; Vol. 17 Núm. 33 (2018): Julio-Diciembre; 57-70spa
dc.subjectEpoxyresin; Adhesive anchors; Strengtheng
dc.subjectResina epóxi; Ancoragens adesivas; Resistênciapor
dc.subjectResina epóxica; Anclajes adhesivos; Resistenciaspa
dc.titleStudy of Tensile Strength in Structural Anchors Post-Installed with Epoxy Adhesiveeng
dc.titleEstudo da resistência à tração em ancoragens estruturais pós-instaladas com adesivo epóxipor
dc.titleEstudio de la resistencia a tracción en anclajes estructurales posinstalados con adhesivo epóxicospa
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22395/rium.v17n33a3
dc.relation.citationvolume17
dc.relation.citationissue33
dc.relation.citationstartpage97
dc.relation.citationendpage70
dc.audienceComunidad Universidad de Medellínspa
dc.publisher.facultyFacultad de Ingenieríasspa
dc.coverageLat: 06 15 00 N  degrees minutes  Lat: 6.2500  decimal degreesLong: 075 36 00 W  degrees minutes  Long: -75.6000  decimal degrees
dc.pubplaceMedellínspa
dc.creator.affiliationPáez Moreno, Diego Fernando; Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombiaspa
dc.creator.affiliationHamón Caicedo, Jeniffer; Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombiaspa
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dc.identifier.eissn2248-4094
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driverinfo:eu-repo/semantics/article
dc.identifier.reponamereponame:Repositorio Institucional Universidad de Medellínspa
dc.identifier.instnameinstname:Universidad de Medellínspa


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